Coaching é uma abordagem de apoio e acompanhamento no enfrentamento de questões e solução de problemas, para indivíduos e organizações. Utiliza uma fusão de metodologias de mudança comportamental, qualidade e produtividade, desenvolvimento organizacional, criatividade e resolução de problemas. O Coaching atua no apoio ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas, como também para o atingimento de metas.

A partir do seu uso na área esportiva, disseminou-se para a preparação de executivos – tanto na formação inicial quanto para novos cargos e replanejamento de carreira – e depois seu uso se espalhou para o auxílio a qualquer pessoa que deseja se preparar corretamente para alcançar novos projetos de vida.

O Coaching é traduzido muitas vezes como instrutoria ou treinamento, mas não é uma interpretação correta. Ele é focado no desenvolvimento interno, ao invés de apenas usar modelos de desenvolvimento de habilidades prontos. Treinar é um método eficaz para aprender uma tarefa, e muitas vezes o Coaching se utiliza do treinamento. No entanto, visa ser um efetivo método de ajudar pessoas a alcançar os seus próprios objetivos, com troca de opiniões e de observações para gerar resultados préviamente contratados e também se tornar um processo de inspiração, de motivação, na busca de encontrar o melhor caminho de desenvolvimento.

Coaching não é consultoria, pois o próprio indivíduo é que escolhe e aplica suas soluções, usando algumas das idéias ofertadas pelo Coach mas não sendo guiado por ele. E também não é uma oportunidade de corrigir as ações ou os comportamentos de outros. O Coach não é um perito, mentor ou supervisor com todas as respostas prontas.

E por fim Coaching não é aconselhamento do tipo da psicoterapia. O Coach auxilia fazendo as perguntas apropriadas e ajudando o Coachee (aquele que procura se desenvolver) a encontrar suas próprias soluções.

Internacionalmente a abordagem do Coaching vem ganhando adeptos e se tornando uma nova profissão. A formação mais comum dos profissionais que atuam em Coaching são consultores em planejamento, RH e Administração; psicólogos e psicoterapeutas que desejam ampliar a sua atuação para fora de problemas da área de saúde; e consultores. orientadores e aconselhadores mais especializados, tais como em Serviço Social, Advocacia, Finanças etc.

O Coach é um profissional preparado com técnicas de comunicação, motivação e acompanhamento de vida, como também em planejamento de processos, e que auxilia uma pessoa (em alguns casos, uma equipe) a avaliar constantemente os passos que deseja dar para obter êxito. Não precisa ser especialista na área do seu cliente e não o desautoriza, pois trabalha praticamente na observação da interação deste, permitindo que o cliente se mantenha como o verdadeiro especialista da área onde atua.